A selecção nacional, ou, com maior rigor, os jogadores portugueses, ou, com maior rigor, os jogadores com nacionalidade portuguesa convocados pelo seleccionador, ou, com maior rigor, pelo mister Scolari concentraram-se ontem em Viseu para a realização de um estágio que marca o início da preparação para a fase final do Europeu de 2008, a realizar na Suíça e na Áustria. O arcaico conceito de selecção nacional de futebol não encontra espaço neste negócio enorme em que se tornou este tipo de acontecimentos e na obsessão pelos títulos.
Scolari decidiu e o ónus da decisão deve recair sobre os ombros dos responsáveis pela sua contratação. A selecção será a equipa de Scolari e as opções serão sempre questionáveis, porém Scolari só fala dos que estão em Viseu, enquanto a nação (a parte interessada em futebol) fala dos que lá não estão e Maniche fala daqueles que influenciaram o esquecimento do seu nome.
O Manichegate (não se fale do Caneira ou do Tiago) não é mais que uma reposição do caso Quaresma no mundial 2006 e a ZD parece mais relevante saber até que ponto esta equipa pode sair da tristeza exibicional dos últimos jogos amigáveis e da fase de qualificação para o europeu.
O Portugal com um guarda-redes irregular, uma defesa permeável, um meio-campo sem fôlego e um ataque individualista não chegará decerto a terras austríacas. No entanto, existe matéria prima para construir uma equipa promissora: dois bons laterais (Miguel e Bosingwa), dois centrais excelentes (Ricardo Carvalho e Pepe), um médio experiente de qualidade indiscutível (Deco), bons avançados (Simão e Quaresma), o futebolista que em 2008 mais brilha a nível mundial (Cristiano Ronaldo) e um conjunto interessante de quinze jogadores (dois terços) onde Scolari mesclou a juventude com alguma experiência. Não deixam, todavia, de ser evidentes (inevitáveis) desequilíbrios, por exemplo, no lado esquerdo da defesa, no meio-campo e na grande-área ofensiva.
Resta aguardar pelo mês de Junho, com os pés bem assentes na Suíça, para que a Áustria não se confirme uma miragem.