A felina Chan Marshall vertendo o reddinguiano
I've been loving you too long no seio da plateia do Coliseu do Porto foi o memento musical de 2008, num concerto ancorado no magnífico Jukebox e na insinuante voz de Cat Power.Trabalhando como um empregado de escritório, mas recusando a repetição anódina, Nick Cave também regressou em 2008. Eléctrico e visceral, Dig!!! Lazarus dig!!! é mais um tomo de um cavador que insiste numa vinha que consistentemente dá os seus frutos.
Ou seja, 2008 foi, como 2007, essencialmente, um ano de regressos e no centro deste outrora agora os Portishead com Third (onde surge o magnífico tema The Rip - que respira a cumplicidade de Beth Gibbons com Rustin' Man em Out of Season), os Silver Jews de David Berman com Lookout Mountain, Loookout Sea (magnífico álbum, magnífica capa, magníficos versos) e Aimee Mann com @#%&*! Smilers (sorriso decantado).
Não longe da praia da Zambujeira, foi também possível presenciar o atribulado regresso a palcos lusos dos Franz Ferdinand. À terceira foi de vez, e o fogo posto ficou fora de controlo.
Por fim, tempo ainda para uma descoberta (nem só de regressos é feita a colheita) - Vampire Weekend e a irreverência transformada em música que agita inusitadamente o pé: irresistível (Who gives a fuck about an oxford comma?).